domingo, 1 de novembro de 2009

Corpo Emocional & Ego


Osho dizia em seus discursos que o ser humano não precisava de nada para encontrar a paz, porque estava no interior, no "ser existencial".

Porém;  Osho desenvolveu várias técnicas de meditação: ativas e dinâmicas. Todas as meditações que Osho usou com seus discipulos servem para que possamos atrás do nosso corpo físico fazer as desidentificações de nosso corpo emocional.


Isto realmente é possível trabalhando a percepção através do corpo físico - o outro e o corpo espiritual ( eu divino ).

E porque o "eu divino" - porque o "eu divino" é o corpo espiritual - o Eu Superior - que não conhece julgamento, nem negatividade. Isto vai clareando o corpo emocional se não encontrar nenhuma resistência.  Milka


Leia a seguir texto do livro de Chris Griscom - que considero a terapeuta número 1 sobre questões do corpo emocional - de forma muito simplificada!

"Onde não existe resistência, não existe dano".

O ponto do corpo emocional é o chakra do plexo solar, na razão do estômago. Nossas emoções se registram pelos gânglios do plexo solar, que acionam o sistema nervoso simpático tanto para emoção boa como para ruim. Isso altera a química do sangue no cérebro e o nervo vago ativa respostas fisiológicas que, na realidade, se configuram como descargas elétricas. O corpo emocional torna-se então dependente dessas descargas. Começa a buscar pessoas ou situações para poder repetir a primeira experiência, embora jamais o faça a nível consciente.

O corpo emocional não vive no tempo e no espaço, não pulsa ou modula; não se move de maneira linear. Ele se movimenta em espiral interiorizada; alimentando-se constantemente das variações e das composições de sua própria energia. Chris Griscom

                                                       .......


O que quer que você tenha construído em nome da religião, moralidade, cultura, é uma estrutura falsificada que está acima do solo - apenas uma fachada falsa. Por baixo, o homem verdadeiro está escondido. Assim, seu animal não está muito longe; sua fachada é bem superficial. Alguém o insulta e o cavalheiro desaparece e o animal vem para fora. O cavalheiro é superficial; o vulcão está bem perto. A qualquer momento, ele pode ser trazido para fora e, quando ele vem para fora, sua inteligência, sua moralidade, sua religião, seu pretenso " ser acima das coisas animais ", simplesmente desaparecem. Quando o verdadeiro afirma-se, o falso desaparece. Somente quando o verdadeiro retorna para o subterrâneo, o falso entra novamente.

Assim a primeira coisa é aceitar o animal. Ele está presente, e nada está errado com ele. Ele é o passado, e você não pode negar o seu passado, você pode apenas usá-lo. Se você for sábio, você irá usá-lo e criará um futuro melhor a partir dele. Se você for tolo, você lutará contra ele e, através da luta, o será destruído. Lute com a semente e você a destruirá. Use-a, dê-lhe solo, ajude-a, proteja-a de forma que a semente se torne uma árvore, uma árvore viva e o futuro floresce através dela. Osho

Nenhum comentário:

Postar um comentário