segunda-feira, 30 de novembro de 2009

10 º Discurso Jesus Crito (em parte) sobre pontes. Parte


É muito difícil contar às pessoas que alguém se tornou realizado. Porquê? Porque, quando quer que alguém se torne realizado, isso se torna uma profunda ferida dentro de você, torna-se um profundo ferimento: você poderia ter feito o mesmo mais perdeu! Entra uma comparação, seu ego e se sente ferido. "Jesus é o filho de Deus? Porque não eu? E é mais fácil sido outro, o caso. Como Jesus se tornou o filho de Deus? E é mais fácil, porque o "não" é sempre a coisa mais fácil do mundo: não há nada para ser feito, você diz "não" e acabou-se! Se você diz "sim", tudo começa, nada está acabado. O "não" é sempre o fim; o "sim" é sempre o começo.


Se você diz "Sim, Jesus é filho de Deus", então você tem de se transformar. Então, você não pode permanecer assim, você precisa se mexer, você tem que fazer alguma coisa. Se você diz não o problema está resolvido. Então, o que quer que seja, onde quer que você esteja, no vale, na escuridão, na morte - você está à vontade. Jesus Cristo  cria um desconforto em você, Buda anda entre vocês e cria um desconforto, e nós nos vingamos - porque um homem pode alcançar tamanha altura, como é que você perdeu? É melhor dizer que não há tal altura, ninguém nunca a alcançou. Então, você fica à vontade na sua escuridão, então você pode permanecer confortável.


Jesus e Buda são tensões muito grandes, porque eles o arracam do vale, o sacodem do seu sono e dizem: "Siga em frente! isto aqui não é um lugar para se ficar".

Há um dizer de Jesus: "Este mundo é apenas uma ponte. Siga em frente! Isto aqui não é um lugar para se fazer um lar. Atravesse-a, não pare em cima dela. Ninguém faz uma casa em cima da ponte". Este mundo é apenas uma ponte e você fez uma casa nele. Você não gostaria de saber do fato de que isto aqui é uma ponte, porque, então, o que acontecerá a todos os seus esforços e labor e a todo o seu investimento e à sua vida devotada a fazer esta casa?  E agora vem alguém errante, e diz: "O que você está fazendo? Isto aqui é uma ponte!" Então, é melhor não olhar para baixo, para o rio.


Porque é uma ponte? Porque Jesus, ou pessoas como Jesus, nunca usam uma única palavra sem um significado profundo. É uma ponte, porque está sobre o rio - e o rio é momentâneo. O tempo é apenas um rio momentaneo - está sempre fluindo e fluindo....

Heráclito disse: "Você não pode pisar no mesmo rio duas vezes". Porque, ao pisar a segunda vez, o rio já passou - trata-se de uma outra água que está fluindo agora, não é a mesma que está ali. O rio lhe dá a aparência de que ele é o mesmo rio, mas não há nada fixo que se pareça com rio. Um rio significa mudança - ele permanece fluindo, fluindo, fluindo continuamanente. Porque Jesus chama este mundo de uma ponte? Porque você o fez  sobre o temporário: o tempo, o rio do tempo, tudo está se movendo. Saia da ponte! Esse não é o lugar para se fazer uma casa.


Mas se chega alguém e conta isso a você, quando você, durante 50 anos, esteve construindo a casa e agora ela está quase pronta, e lembre-se: quase pronta, nunca pronta! Não pode estar, não é da natureza dela. Quando a casa está quase pronta e você ia descansar e todo o esforço e tensão da construção, se esse homem vem e diz: "sua casa está sobre o rio" ao invés de acreditar nesse homem e olhar para baixo, você gostaria de dizer: Vá embora seu tolo! Ou se homem insistir, como Jesus permanece insistindo e martelando, você ficará com raiva. Por isso, ele foi crucificado - era problema demais.

Socrates foi envenenado, porque toda a Atenas estava em desconforto por causa dele. Ele o pegava em qualquer lugar da rua e lhe fazia perguntas desconfortáveis - destruindo suas confortáveis mentiras. No vale, um Buda é sempre um incomodo.  Você vive no vale das mentiras. Toda sua vida é uma grande mentira. Você tem mentido para os outros, para si mesmo, e você tem transformado em mentiras tudo o que cerca. Agora, chega alguém e fala a verdade.
Texto do Livro: Osho - A Semente de Mostarda

Nenhum comentário:

Postar um comentário