quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Leveza é Transcendência


Leveza seja talvez a palavra que todos estão procurando nas atividades da vida, no sentir, no viver....

Eu recebi um email de uma moça que leu o blog, ela fez a seguinte pergunta - observem:

Milka, li seu blog (alguns posts) - achei interessante - mais vejo uma pregação de amor, e explicações positivas sobre algumas pessoas públicas... talvez você esteja num mundo diferente do meu - porque não consigo enxergar uma condição de melhora sobre a sociedade em geral. É complicado não estar ansiosa, as vezes depressiva e muito mais ainda positiva o tempo inteiro - estamos na verdade cansados de tudo e de todos! Por favor escreva-me como posso mudar isto comigo, pelo que você diz - escreve - você fala  muito sobre Unidade, Ser Existencial e Responsabilidade o que acho que não combina em nada com a Sociedade e Aceitação - porque estamos vivendo sempre vivendo imposições. MA ( Maringa )- Brasil


O que a (MA) escreveu confere e é sim verdadeiro nos dias de hoje, e há milhares de anos atrás - até na época de Jesus Cristo, até mesmo na época de Lemúria e Atlanta. A condição de melhora do mundo vem de cada ser, de cada pessoa. Consciência coletiva é quando falamos de massa, mais mudança tem que ser por Unidade. Sem mudar realmente a Unidade as idéias, projetos podem e são prejudicados, começam a ser transformados em apenas oportunidades para trafico de influência de pessoas e consequentemente roubo de dinheiro alheio - ou ainda inapropriação de idéias e oportunidades!


A intelectualidade ( a forma do exercício cultural ) de apropriação de influências pessoais e extraordinárias tornou as pessoas em verdadeiros canibais - ( sugam energia, querem vantagens e não respeitam mais a nenhum processo de sustentabilidade ). Estamos há décadas tentando implantar várias "obras" de meio sustentável - mais é comum uma empresa que tem esses programas alguns funcionários não terem conhecimento do objetivo e como funciona - as pessoas estão no automático. A maioria dos "crentes" e umbandistas frequentam templos na busca de alguma palavra de libertação e alívio - e no nosso país as igrejas cresceram.... até mais que várias empresas importantes. A sede humana é interna e não externa.


Essa competição acirrada promovida pela intelectualidade - tornou as pessoas amargas, sem "açúcar" - enxergam a vida como uma dificuldade para estudar, para mudar, para ter um mundo melhor porque estão fixadas no cercado que constroem e não em sua existência unicamente. Quando você muda o foco para sua existência e torna-se responsável com seu corpo - estado fisiológico - começa então a enxergar algumas "verdades" - que você nunca foi ou é vítima - se você está como vítima  do sistema (massa) é porque você não fez entrada em profundidade dentro do seu ser existencial : dentro de você existe um sussurar de leveza, e lá que está a inteligência do seu espírito-alma. A alma não é vitima - porque tem conhecimento do seu processo de "estar aqui".


Sair da massa ( do coletivo ) é fácil, mais torna-se dificil quando o ser humano não tem nem consciência da fisiologia que abrange seu corpo, os seus sentidos  - por isto eu indico sempre para meus clientes a pratica diaria da ioga, meditação ativa ou kung fu. Nossa percepção aumenta quando temos um entendimento bom com nosso estado fisiologico.

Isto que escrevo aqui é muito importante, porque a pessoa intelectual demais não quer encontrar o estado espiritual - a ioga e a meditação ativa -  faz com que comece a entender o fisiologico e consequentemente será um despertar para outros níveis de consciência. O tipo de ioga mais indicado é a Hatha ou Kundalini Ioga. (como existe mais de 100 modalidades é necessário ir testando para ver qual tipo de ioga adapta-se ao seu corpo e ser). A atividade física MA é um dos meios que você pode começar - para diminuir a ansiedade, depressão e aprender a responsabilidade - disciplina com prazer. Porque o que você faz para você no seu corpo é resultado seu. A recompensa é sua!


Outro fator importante, decorrente da atividade de meditação e ioga são as novas amizades e energia circulante do ambiente que também é importante. Quando começamos então a cuidar da parte exercício fisico, logo temos a responsabilidade de melhorar a qualidade do alimento a ser ingerido - então certos vícios como alcool, uso de medicações inapropriadas sem receita médica, maconha, lsd, cocaina e heroína devem ser abandonados - simplesmente não combinam com o novo estado fisiologico do corpo do ser humano. Eu sou a favor de que seja realizado nas escolas e na sociedade em geral modalidades de ioga com voluntários ou valores apropriados ao local. A ioga e a meditação são duas ferramentas importantes de autoconhecimento, que promovem ao longo do tempo - um equilibrio mental, fisico, emocional e espiritual.


E (MA) se você faz essas duas modalidades de atividades que mencionei - porque estou sentido que não faz - se fizesse estaria numa condição diferente a sua pergunta ou questionamento. Vamos supor que a maioria das pessoas não tem condições financeiras de fazer a Hatha Ioga ou Meditação Ativa (tipo meditação do Osho) - tem outro fator muito importante que auxilia na busca: leitura sobre o assunto e temos muitos "sebos espalhados" pelo Brasil à fora, e a internet tem muita informação para você "observar".

Leituras do Sir  Aurobindo, Chopra, Iogananda, Osho, Krhisnamurti  - é exemplo de leitura que trás uma compreensão apropriada para o ser, ainda recomendo que estude e seja um praticante da Cabala.

A responsabilidade é que mesmo estudando, mesmo indo ali e aqui - nada acontecerá se você não agir, se você não realizar - é importante mudar - e mudar significa realizar a mudança - fazer. O milagre é você fazer e fazer da forma mais apropriada possível e a forma mais apropriada não é possível sem o entendimento e a pratica de aceitar todas as coisas que estão na sua vida e tudo o que acontece - virando um observador e testemunha.

(MA) - é tanta coisa que teria para te dizer, mais eu resumo no seguinte: que você esteja aberta a partir de agora para si, aceitando à você com amor,  que com certeza uma energia de transcendência irá surgir... o aluno sempre encontra o mestre quando está preparado!   E veja só - todos nós temos um mestre interior à aflorar é necessário permitir ele surgir!
Texto Milka Santos- em revisão ortográfica- não autorizada reprodução, procure autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário