sábado, 24 de outubro de 2009

Encontro com Homens Notáveis - Gurdjieff

O livro Encontro com Homens Notáveis - é sem dúvida um dos melhores livros que tive a oportunidade de ler - e o filme do livro também. Trata-se da lendária história do filosofico e mistico G.I. Gurdjieff ( postei sobre ele meses atrás aqui no blog ). O filme tem as principais passagens  - mais recomendo a quem quiser realmente compreender a busca pessoal de Gurdjieff a ler o livro antes de assistir ao filme. No filme, ele tem o encontro com o príncipe russo, um buscador do sentido da vida, e de repente este princípe parte... provando que cada um mesmo estando junto à outro tem seu tempo certo para chegar perto da sua "verdade e busca". Também tem epsódios, que mostram mais sobre o tempo - e amigos - quando eles "seus amigos que também estão na busca da verdade e essência" são separados dele, pelas escolhas pessoais ( ou sejam desistiram, ou encontram o que realmente desejavam antes de chegar a escola de ensinamento que tanto eles procuravam). 
O filme tem uma linda história para nós procuradores do sentido da vida... observando a trilha pessoal de cada um. O diálogo do principe com um padre que começou dizer quem ele era, o que sentia - e o principe apenas perguntava: quem é você, como sabe de tudo isto sobre minha vida? E o padre responde: Tua curiosidade impediu você de viver, tuas pretensões de saber quem é, e porque!  E o príncipe que já estava pronto, ouviu - percebeu - concordou e pediu perdão - porque reconheceu que faltava humildade. E quando reconheceu que faltava humildade - conseguiu finalmente um guia para a escola que tanto deseja ir aprender o sentido da vida.



Ou seja mais uma vez a lição de que precisamos ao estar em frente ao um mestre e perante a vida observando, ouvindo, percebendo, "percepção".  Perdemos as vezes oportunidade de acelerar nosso desenvolvimento com questionamentos e julgamentos imbecis que fazem parte do ego e da ignorância.

 
Também fica a mensagem no filme do valor de cada amigo ( que foram mestres ) deixando um ensinamento através do exemplo. E o melhor: quando você está pronto para chegar na verdade, você não consegue ver mais para onde realmente está indo - mais você vai!

 
Você permite ir caminhar sem saber para que local está indo, porque seu interior deixa seus olhos cegos e permite que os olhos da alma te guiem. Linda história mistica.  Recomendo a todos lerem o livro e assistir ao filme.


Só merecerá o nome de homem e somente poderá contar com algo que foi preparado para ele, desde O Alto, aquele que tiver sabido adquirir os dados necessários para conservar indenes tanto o lobo como o cordeiro que foram confiados à sua guarda" . G.I. Gurdjieff - Encontros Com Homens Notáveis,


Quero agradecer pelo mestre que foi colocado em meu caminho para que eu permitisse mais algumas linhas de livros de Gurdjieff - agradeço publicamente à Andre Quintiliano pela oportunidade.
Milka Santos - texto em revisão ortográfica-proibido reprodução


Nenhum comentário:

Postar um comentário