sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Aceitação - Tantra - Osho


Aceitação torna-se transformação. A rejeição nunca transforma nada. A rejeição apenas reprime; e aquilo que é reprimido se torna mais poderoso. Aquilo se move para as suas raízes, para seu inconsciente, para bem lá no fundo você; e começa a funcionar de lá. E dessa escuridão do inconsciente aquilo se torna mais poderoso. Agora, você não pode aceitá-lo, porque você nem sequer está consciente daquilo... A aceitação traz tudo para cima... Não há necessidade de reprimir.
Um milagre acontece quando você aceita a verdade. A própria aceitação o transforma. Através da rejeição você ficará aleijado. Aceite tudo - seja o que for. Não condene, não tente escapar. Se você tenta rejeitar, escapar você terá que fragmentar seu "ser" em departamentos, em fragmentos, em partes. E você fica aleijado. Apenas consegue-se ser feliz, quando se é integro. Ser fragmentado é ser incompleto e enfermo.
Você sabe que é avarento, você sabe que tem raiva, você sabe que é sexual e você aceita tudo isso como fatos naturais, sem nenhuma condenação. Não há necessidade de suprimi-los. Eles vêem para superfície da mente e, da superfície da mente, eles podem ser jogados para fora muito facilmente. Do centro profundo eles não podem ser jogados para fora. E quando eles estão na superfície, você está sempre consciente deles; mas quando eles estão no inconsciente, você se torna inconsciente.
A mudança começa quando você aceita um mesmo padrão. Então você já está mudando. Não condene, e virá a compaixão. Uma mente que não condena terá compaixão; uma mente que não condena terá uma aceitação profunda. A pessoa saberá que assim que a humanidade é; e assim que eu sou!

2 comentários:

  1. ninã, minha linda amiga.
    qta saudade, que palavras sábias, hoje caiu como uma luva de pelica no meu coração.
    estou sozinho aqui, longe do meu país, lembrei de você... das suas palavras de mãe cósmica... e acessei o seu blog... e não é que caiu algo que eu precisa meditar mais profundamente.
    estou agora a ficar como observador, olhando ao mar.
    é libertador, renovador, é transcendental.
    você é uma luz, que uma brisa de paz esteja contigo - você merece... procure descansar
    luis fernando saad/dubai

    ResponderExcluir