quarta-feira, 15 de julho de 2009

Yoga - Atleta Exteriores & Atletas Interiores



"Em cada de um de nós há heróis, fale com eles e eles vão aparecer". Anônimo


Os atletas exteriores treinam para se tornar especialistas, visto que se concentram no desenvolvimento da capacidade física; os atletas interiores tornam-se mestres, visto que se concentram igualmente eem capacidades físicas, mentais e emocionais com fito de alcançar o equilíbrio interior integrado. Nem todos os atletas interiores alcançam, ou mesmo desejam, a glória na competição; mas as qualidades interiores que desenvolvem fazem deles "vencedores" na vida diária.
Os atletas interiores reconhecem que seus relacionamentos, sua saúde, sua carreira ou forma de serviço, assim como o seu sucesso financeiro, exigem a mesma atenção que seu treinamento físico; em outras palavras, as atividades do seu dia-adia requerem o mesmo compromisso, diligência e prática gradual para que se atinja a maestria.
O treinamento de dentro para fora:
Para o atleta interior, o treinamento é uma metafora e um espelho da vida de todos os dias; ele reflete nossas fraquezas e forças, revela nossos limites e nosso potencial. No nível mais elevado, quando enramos no "ponto culminante", o momento da verdade, o treinamento tem o poder de elevar o nosso espírito a um plano mais alto ao permitir que vivamos a vida de uma nova maneira.
Quando uso o termo treinamento ou prática, refiro-me tanto a uma qualidade intensificada de atenção como a um compromisso com o aperfeiçoamento ou melhoria. No cerne do treinamento interior está o compromisso de usar nosso campo de atividade como modelo do desenvolvimento de uma abordagem equilibrada da vida. Praticamos o nosso esporte, mas quantos de nós ainda praticam caligrafia? Com que frequência nos empenhamos por inteiro em cada tarefa diária, seja andar ou lavar louça, a fim de viver plenamente o momento.
Costumo lembrar aos meus alunos que o músico prática música e o atleta, o atletismo;
O Atleta Interior Pratica Tudo.
As qualidades interiores que desenvolvemos por meio das atividades físicas (ioga, golfe, pilates, taichichuan, aikidoô, ginastica olimpica... ) - desenvolvemos por meio dessas atividades - a concentração mental, a energia emocional e a capacidade de manter o corpo relaxado, mesmo sob pressão - o fazem.
As culturas ocidentais sempre tiveram consciência de que o domínio do eu interior é essencial ao sucesso no nível físico. Só agora começamos a nos dar conta de que cada cultura, com sua própria riqueza em termos de diversidade, de língua e de concepção cultural, contribui para o bem estar do todo. Os frutos da nossa compreensão interior mal começam a surgir na lucidez da consciência mais profunda. Chegou a hora de despertarmos o atleta interior, o guerreiro pacífico, que há em cada um de nós. Dan Millman - São Rafael, Califórnia - (texto retirado do livro de Dan Millaman - O Atleta Interior - Dan Millman foi um dos meus inspiradores para aprofundar-me nos estudos de numerologia! Sou sua fã, admiradora e observadora de suas palavras!)Milka Santos
Yoga Namaste

Nenhum comentário:

Postar um comentário