domingo, 26 de julho de 2009

O Imenso Nada - Tohu U'vohu (Cabala)- Vibração Zero




No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. Disse Deus: "Haja luz, e houve luz". Gênesis 1:1-3


Você nunca se perguntou como era o mundo antes dele existir? Como as árvores, as montanhas e os mares foram parar nele? Em todas as religiões, existem mitos e lendas para explicar a criação do mundo e, na ciência, existe também a teoria da evolução, mas ninguém jamais conseguiu saber com certeza como nós viemos à existência.



Na passagem acima, a explicação é a seguinte: no princípio do tempo, não havia absolutamente nada. Era um vazio, um buraco negro, silêncio.... e, então Deus decidiu dar ínicio a algo novo - criar um mundo e povoá-lo e ver o que faríamos dele.




Na Cabala, esse nada é chamado de Ein Sof ("Sem Fim") e é considerado como sendo outro nome de Deus. De acordo com o Zohar, no princípio, havia apenas Deus - e ainda hoje existe apenas Deus - porque somo todos feitos de minúsculos fragmentos de Seu Ser, apesar de termos nossa própria forma. Os cabalistas acreditam que o estado do nada, do caos primordial, é um estado que permanece por toda a eternidade. Quando morremos, os nossos corpos tornam, em certo sentido, o mesmo nada - nós nos desintegramos e nos tornamos informes e vazios, exatamente como o Tohu U'Vohu, que existia antes de existir um mundo em que as almas pudessem ser revestidas de corpos. E assim nós atravessamos um ciclo infinito de "nada" e "existência" de uma vida a outra, por toda a eternidade.



Se há uma coisa que a Torá nos ensina, essa é que não existem, em nenhuma narrativa, princípios nem fins definidos. Os relatos históricos reperccutem nos dias de hoje, e simples letras podem mudar a maneira de todo um livro ser lido. Já nas primeiras linhas do Gênesis, nós vemos que o mistério é profundo e eterno. Note que no versículo 2, há uma menção a água, mas a água só foi criada no segundo dia. Ou será que ela existia? Não sabemos. Isso serve para nos ensinar a questionar as suposições e não tomar nada como certo.



O caos transforma-se em ordem, porque essa é uma tendência natural do mundo, exatamente como o imenso nada se transformou num imenso universo repleto de criações surpreendentes. Mas para dar sentido ao que não faz sentido, para criar ordem do caos, nós temos que colocar nossa energia na busca de entendimento de tudo, questionando e repensando todas as nossas suposições.



O Tav, é última letra do aleph-bet e a primeria letra da palavra Torá. A Torá é o princípio do conhecimento, a primeira explicação para a vida e ação humana, a primeira família e saga nacional. O fim, portanto, não nada senão um começo. A essa altura, nós já sabemos que isso é verdadeiro. O fim do nada é a existência e o fim da existência é o nada - e a conclusão de cada estágio da vida leva ao próximo estágio. A criação do mundo e a criação de nós mesmos são ambos processos eternos.




TAV - última letra do alfabeto - vem equilibrar a Aleph ( a primeira ). Apesar de aparecer no começo de um novo ciclo ou no final de um antigo, TAV - carta do oráculo cabalístico, exige que consideremos antes a incerteza que está adiante de nós do que a solução ou atitude a ser tomada. Caos e Ordem são partes do mesmo processo e um é necessário ao outro.



Pense no imenso nada, o vazio do mundo antes de existir noite e dia, luz e trevas, terra e mar. Lembre-se de que todos nós somos parte desse estado místico da mente e, portanto, abandone suas suposições e sua perspectiva terrena. Permita-se vivenciar o caos da transição antes de voltar sua energia para o próximo estágio de sua vida.



O FIM É APENAS O COMEÇO


Texto retirado do Livro de Deepak Chopra, Michael "Zappy" Zapolin E Alys R. Yablon - Lições da Cabala para seu dia à dia - Oráculo Cabalístico.


Para meditação sobre o assunto música de Jens Gad- Silver Sands. in HD.




Nenhum comentário:

Postar um comentário