domingo, 25 de janeiro de 2009

Apego ao passado - Osho



Os tempos verbais - passado, presente e futuro - não são noções do próprio tempo: são conceitos da mente. Aquilo que não está mais diante da mente torna-se passado. O que se encontra diante dela é o presente. E aquilo que ainda irá apresentar-se à mente é o futuro. Passado é aquilo que ainda não está mais a sua frente.
Futuro é aquilo que ainda não está diante de você. E presente é aquilo que está na sua frente, mas está se evadindo do seu campo visual. Logo será passado ... se você não criar apego ao que passou... porque apegar-se ao passado é uma estupidez. Ele não existe mais, de modo que você está chorando pelo leite derramado. O que passou, passou !
E não crie apego ao presente, porque isso está indo embora da mesma maneira, e logo será passado. Não crie apego ao futuro - esperanças, imaginação, planos para o amanhã - porque o amanhã será transformado em hoje, será transformado em ontem.
Tudo se transformará em passado. Tudo irá escapar-lhe das mãos.
Criar apego trará apenas infelicidade. É preciso que você deixe passar.
Comentário:
O ser humano está acostumado à agarrar-se a sua propria caixa de lembranças que deus as costas a borbulhante taça de champanhe das oportunidades disponíveis aqui e agora. A nostalgia do passado realmente faz dela uma "cabeça dura" e, além disso, um mendigo, como podemos perceber pelas suas roupas remendadas e gastas.
É claro que não haveria necessidade de ser mendigo - mas a pessoa não está disponível para desfrutar dos prazeres que se oferecem no momento presente. É hora de aceitar o fato de que o passado ficou para trás e de qualquer esforço para recriá-lo é uma maneira certa de continuar preso a antigos padrões que você já teria superado, se não tivesse estado tão dedicado a apegar-se às experiências passadas.
Tome bastante fôlego, ponha essa caixa no chão, enfeite-a com um laço bonito se for necessário, e dê-lhe um caloroso e reverente adeus. A vida está passando ao largo, e você está correndo o risco de tornar-se um velho fóssil antes do tempo !!!!

2 comentários: