sábado, 24 de janeiro de 2009

FORMAÇÃO CONSCIENTE DA INDIVIDUALIDADE - LOGOSOFIA


LOGOSOFIA:
A CIÊNCIA DO AMOR, AFETO & AUTO CONHECIMENTO


Algumas pessoa as vezes perguntam o que elas poderiam ler para melhor compreenderem sua individualidade além do trabalho com o mapa numerologico pessoal; eis aí minha dica: logosofia - adorei.

A individualidade é fruto da evolução, do cultivo constante das qualidades morais e psicológicas latentes do ser. Mas é, antes de tudo, quando se forma conscientemente, o espírito mesmo emergindo do interior da própria existência.

Essa é a razão pela qual a logosofia conduz o homem ao conhecimento de si mesmo mediante a formação consciente de sua individualidade, pois não existe outro caminho nem outra maneira de encará-lo seriamente para alcançar tão nobre objetivo.

O processo de evolução consciente, instituído pela logosofia para o desenvolvimento das energias potenciais do ser, determina como imperiosa a formação de seu ente individual, a fim de que substitua vitorioso a personalidade, que é a que impede, por sua impermeabilidade psicológica, toda tentativa de câmbios/mudanças positivas e transcendentes que tendam, por uma parte, à sua anulação e, por outra, ao robustecimento da individualidade, que é, em definitivo, o verdadeiro ente humano e espiritual da espécie.

Não é possível levar a bom termo a formação consciente da individualidade, se antes não se coloca, ante a própria razão, a necessidade impostergável de promover uma franca revisão de conceitos. Desta maneira se poderá fazer um detido exame dos mesmos e de seus fundamentos, se existirem, vendo em que se baseiam e porque foram admitidos.
Tomemos, para tanto, uma imagem concreta, com a finalidade de perceber melhor a diferença e considerar a opção entre uma e outra postura. Uma pessoa por exemplo, vive numa casa simples ( conceito admitido ), onde aparentemente nada lhe falta e à qual se habituou, a ponto de tomar-lhe carinho. Mas chega o momento em que lhe é oferecida a oportunidade de trocá-la por uma casa ampla e confortável ( conceito novo ), que lhe permitirá viver melhor e desfrutar, ao mesmo tempo, um ambiente feliz e acolhedor. Tudo o que se exige dela é adaptar-se a essa mudança e, portanto, comportar-se de acordo com a nova perspectiva.

Há muitos que preferem continuar em suas antigas moradias, isto é, sustentando seus velhos e surrados conceitos, porque lhes parece que fazem parte de suas vidas. Entretanto, quando eles mesmos vêem seus parentes ou conhecidos - aqueles que antes compartilhavam a mesma opinião - mostrarem agora um novo gênero de vida e condições internas muito acima das que antes possuíam, começam a pensar na conveniência de mudarem também eles.

A formação consciente da individualidade começa desde o instante em que o homem percebe que sua vida teve para ele um caráter meramente externo, e resolve vivê-la dentro de si mesmo, na medida que lhe permita cada conhecimento logosófico que, por tal motivo, ele faz seu. É a única maneira de chegarmos até a própria consciência e sabermos o que há nela, ou seja, o que fomos capazes de acumular em saber, em experiência e em valores morais.

Compreender-se-à que o que se busca é que cada alma humana seja consciente de sua realidade interna e saiba com que recursos pode contar. Se alguém descobre que seus recursos internos são insuficientes para enfrentar uma empresa de seu aperfeiçoamento, nada lhe resultará tão grato e auspicioso quanto saber que o logosofia lhe permitirá suprir essa falta de previsão, oferecendo-lhe generosamente todos os elementos que sua inteligência necessite para alcançar, no momento devido, o pleno desenvolvimento de aptidões superiores.

Temos que prevenir, contudo, mais uma vez, contra as possíveis reações da “personalidade”, a qual, ao pressentir sua gradual anulação, atacará com mil objeções, tendentes a manter o império de sua figura artificiosa, tão cuidadosamente adornada para uso externo.

Como se pode ver, “personalidade” é o oposto de individualidade. Portanto, a antropogênese psicólogica começa com o individuo que pensa, age e se move por impulso de suas energias internas. É preciso saber que a personalidade ganhou império ao avançarem as civilizações em seus refinamentos culturais, provocando o eclipse da individualidade, que foi suplantada pela figuração, isto é, pelo conceito exaltado da própria pessoa.
Desde, então, não se tem podido, dar com nenhuma fórmula capaz de permitir o ressurgimento do ser interno, do indivíduo conscientemente ressuscitado para a realidade de um existir que alcance expressão máxima na esfera transcendente de seu imponderável destino. A Logosofia é, justamente, a especialidade científica e metodológica que se ocupa da reativação consciente do individuo.

Texto extraído do livro:Curso de Iniciação Logosófica - Carlos Bernardo González Pecotche
http://editoralogosofica.com.br/
http://logosofia.org.br/

5 comentários:

  1. Foarte interesant ce ai postat.M-am uitat pe blogul tau si imi place ce am vazut chiar e frumos si interesant.Felicitari si sigur am sa mai revin!

    ResponderExcluir
  2. estava fazendo uma pesquisasobre, e adorei seu post, conseguiu resumir bem essa linda ciência.
    puramente amor.
    parabéns!
    um beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla, é mesmo seu rostinho estar procurando sobre logosofia - a ciencia do amor. bjs e obrigada por sua participação.Milka

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de detalhes sobre logosofia e Yoga, tem algum texto que aproxima as duas "filosofias"?
    Aguardo contato.

    Joana Reis
    joanapersonaltrainer@yahoo.com.br

    ResponderExcluir