domingo, 25 de janeiro de 2009

O domínio das emoções - Osho


Este é é um tempo em que as feridas do passado profundamente enterradas afloram para serem curadas. Você está sentindo-se nú, vulnerável, receptivo para o toque amoroso da existência. A aura que envolve o corpo está cheio de luz, e o clima à sua volta, de relaxamento, cuidado e amor, está dissolvendo sua tensão e sofrimento.
Vários lótus de luz aparecem sobre seu corpo físico, e por todos os corpos de energia sutil, que os que curam dizem existir em torno de cada um de nós. Em cada uma dessas camadas sutis aparece um cristal ou modelo de cura. Quando estamos sob essa influência, já não estamos mais nos escondendo de nós mesmos, nem dos outros. Nessa atitude de abertura e de aceitação poderemos ser curados, e ajudar outros a serem também saudáveis e inteiros.


A CURA
Não, você é quem carrega sua chaga. Enquanto existir o ego, o seu ser como um todo será uma ferida. E você irá carregá-la por aí. Ninguém está interessado em feri-lo, ninguém está de fato esperando machucá-lo; todos estão ocupados em proteger os seus próprios ferimentos. Quem teria tanta energia para ainda querer atingi-lo ? Mas, ainda assim, acontece, porque você está demasiado pronto para ser atingido, demasiado pronto, apenas na expectativa de que alguma coisa aconteça.
È impossível atingir um homem do Tao. Por quê ? Porque não existe ninguém ali para ser atingido. Não há nenhuma ferida. Ele é saudável, curado, pleno. A palavra 'pleno' é bonita. Em inglês, a palavra 'curar' ( to heal ) vem de 'pleno', ( wole ), e a palavra 'sagrado' ( holy ) tem também a mesma origem. O homem de Tao é inteiro, curado, sagrado.
Tenha consciência de sua ferida. Não deixe que piore: cure-a e ela só será curada quando você se deslocar para baixo, para as raízes. Quanto menos estiver presente a cabeça, não existe a ferida. Viva uma vida sem cabeça. Mova-se como um ser pleno, e aceite as coisas.
Tente isso, apenas por vinte e quatro horas: aceitação total, aconteça o que acontecer. Se alguém o insultar, aceite a ofensa, não reaja, e veja o que acontece. De repente, você sentirá fluindo de você uma energia nunca antes percebida.
RECEPTIVIDADE:
A receptividade representa a natureza feminina, passiva, da água e das emoções. Os braços ficam estendidos para cima para receber. Nenhuma mente sobrecarregada e agressiva para atrapalhar a sua receptividade pura. E à medida que ela é preenchida, vai continuamente se esvaziando, transbordando e recebendo mais. O símbolo ou matriz de lótus que emerge da figura representa a harmonia perfeita do universo, que se torna aparente quando estamos em sintonia com ele.
A receptividade traz um tempo de desprendimento e gratidão por tudo que a vida possa nos dar, sem quaisquer expectativas ou exigências. Nem sentimentos de obrigação, nem idéias de reconhecimento de mérito ou de recompensas são importantes. Sensibilidade, intuição e compaixão são os traços que se destacam agora, dissolvendo todos os obstáculos que nos mantêm separados uns dos outros, e do todo.
Ouvir é um dos segredos básicos para se entrar no templo de Deus. Ouvir significa passividade. Significa se esquecer completamente de si mesmo. - só então você pode ouvir. Quando você ouve alguém com atenção, você esquece de si mesmo. Se você não consegue se esquecer da sua pessoa, você nunca ouve. Estamos autoconsciente demais, você simplesmente finge que está ouvindo - não ouve. Pode balançar a cabeça; dizer algumas vezes "sim" e "não" - mas você não está ouvindo.
Quando ouve, você se torna apenas uma passagem, uma passividade, uma receptividade, um útero: você se torna feminino. E, para chegar lá, a pessoa tem que se tornar feminina. Não se pode alcançar Deus como um invasor violento, um conquistador. Você só poderá alcançar Deus ...
ou será melhor dizer: Deus poderá alcançá-lo somente quando você estiver receptivo, uma receptividade feminina. Quando você se tornar yin, uma passividadde - , a porta está aberta. E você espera. Escutar é arte de ser passivo.
COMPREENSÃO:
Veja-se como um pássaro, olhando para fora do que parece ser uma gaiola. Não há porta; na verdade, as barras estão desaparecendo. As grades eram ilusões, e você esta avezinha está sendo atraída pela graça, pela liberdade e pelo encorajamento das outras. Está abrindo suas asas, pronta para alcançar vôo pela primeira vez. O surgimento de uma nova compreensão - o de que a gaiola sempre esteve aberta e o céu sempre esteve ali para que nós o explorássemos - pode fazer com que nos sintamos um pouco abalados de início. Está bem, e é natural sentir-se chocado, mas não deixe que isso desperdice a oportunidade para vivenciar a leveza de coração e aventura que lhe estão sendo oferecidas ali mesmo, junto com a sensãção de abalo. Deixe-se levar pela delicadeza e gentileza do momento. Sinta o bater de asas dentro de você. Abra as asas e seja livre.
Você está fora da prisão, fora da gaiola; pode abrir asas e o céu inteiro é seu. Todas as estrelas e a lua e o sol pertencem a você. Você pode desaparecer no azul do além. Basta desfazer-se do apego a essa gaiola. Saia dela, o e céu inteiro será seu.
Abra suas asas e voe passando em frente ao sol, como uma águia. No céu interior, no mundo interior, a liberdade é o valor mais alto - tudo o mais é secundário, até mesmo a bem-aventurança, o êxtase. Existem milhares de flores, elas são incontáveis, mas todas elas só se tornam possíveis em clima de liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário