sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

UM CAMINHO DIFERENTE















Sempre que aperfeiçoamos ou refinamos nossos hábitos e comportamento, nossos conhecidos, amigos, entes queridos e colegas reparam, e logo fazem comentários ou dão palpites. Quando uma parte do sistema se modifica, pressiona à outra a se modificar também, de sorte que é natural essa reação à nossa mudança.



"Enquanto ( meus amigos ) tomavam sundaes, eu pedi um copo de água mineral, e chupei uma pedra de gelo. Eu os olhava com inveja e eles me olhavam como se eu fosse um pouco maluco. E talvez eles tivessem certos.

Na situação acima descrita no trecho acima, em que meus amigos festejavam e degustavam sobremessas enquanto eu obedecia aos conselhos dietéticos, senti-me isolado e tive que suportar o estranhamento deles ( sem más intenções ) frente à mudança em meus hábitos - embora fosse uma mudança positiva sob todos os aspectos.

As pessoas ficam mais a vontade na companhia daquelas que as fazem sentir-se bem e nossa atitude disciplinada pode levá-las a refletir sobre seus próprios hábitos. Assim, quando escolhemos um caminho superior, ou apenas dfferente, quem está por perto talvez se sinto um pouco constrangido em relação a nós - não raro arruínam nossos esforços.

Percorrer um caminho diferente, porque o anterior já não nos convém, pode ser um teste de carater. Implica encontrar novos amigos, que partilhem nossos valores. Haverá medo de que as mudanças em nosso comportamento ou estilo de vida nos distancie de nossos conjuges, colegas ou amigos. Ao penetrar em território desconhecido, os exploradores fatalmente sentem a angustia da separação, do isolamento do grupo. Em ocasiões assim, lembremo-nos de que nem todas as pessoas estão no mundo para se conformar; algumas estão no mundo para liderar.

Se alguém, julgando-se ameaçado pelas mudanças que estamos empreendendo, escarnece de nós, podemos perguntar-nos " reverenciarei o deus da opinião ou darei ouvidos ao meu deus interior ? Permitirei que os outros me forcem a ser como eles ? O conformismo é um valor assim tão elevado ? Ou liderarei pelo exemplo e lhes darei a oportunidade de fazer também suas próprias escolhas ?

Dan Millman - A sabedoria do guerreiro pacifico -
Capítulo : Um caminho Diferente - paginas 114 à 116 ( resumidamente )




Nenhum comentário:

Postar um comentário