terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A Espiral Ascendente - Stephen R. Covey

A renovação é o princípio - e o processo - que nos dá a força necessária para nos movermos em uma espiral ascendente de crescimento e mudança, de melhoria contínua.
Para realizar um progresso significativo e consistente ao longo dessa espiral, precisamos levar em conta um outro aspecto da renovação, que se aplica ao dom exclusivamente humano que dirige o movimento ascendente - nossa consciência. Nas palavras de Madame de Stael: "A voz da consciência é tão delicada que é fácil ignorá-la. Mas também é tão clara que se torna impossível iludi-la".

A consciência é o dom que percebe nossa coerência ou desvio dos principios corretos, e nos leva até eles - quando está em forma. Assim como a educação dos musculos e nervos é vital para excelência atlética, a educação da mente vital para o estudioso, a educação da consciência é vital para a pessoa verdadeiramente proativa, altamente eficaz. Treinar e educar a consciência, contudo, exige uma concentração imensa, muita disciplina equilibrada, uma vida honesta e coerente. Exige dedicação regular à literatura de inspiração, pensamentos nobres e, acima de tudo, a vida em harmonia com sua pequena voz.
Assim como a comida inadequada e falta de exercício podem acabar com a condição de um atleta, as coisas obscenas, rudes ou pornográficas podem gerar uma escuridão no íntimo, capz de obscurecer nossa sensibilidade e substituir a consciência natural ou divina do "Que é certo e errado?" pela consciência social do "Serei descoberto?"

Você não pode brincar com o animal dentro de si sem se tornar um animal completo, flertar com a falsidade sem destruir seu direito à verdade, envolver-se com a crueldade sem perder a sensibilidade da mente. Quem quer manter o jardim bonito não guarda um canto para as ervas daninhas.

Como temos a autoconsciência, devemos escolher os propósitos e princípios segundo os quais viveremos. De outro modo, o vácuo será preenchido por outras coisas, perderemos nossa autoconsciência e nos tornaremos animais vis que só vivem para a reprodução e sobrevivência. As pessoas que existem neste nível não estão vivendo, elas "são vividas". Reagem, sem saber nada dos dons únicos que jazem dormentes e obscurecidos dentro de si.

E não existe atalho algum para seu desenvolvimento. A Lei da colheita nos governa. Sempre colhemos o que semeamos - nem mais, nem menos. A Lei da justiça é imutável, e quanto mais vivemos em conformidade com nossos princípios, melhor será nosso julgamento sobre a forma como o mundo opera e mais precisos serão nossos paradigmas - os mapas de nossos territórios.

Acredito que enquanto crescemos e amadurecemos, nesta espiral ascendente, devemos nos aplicar diligentemente no processo da renovação, educando e ouvindo nossa consciência. Uma consciência mais educada nos impelirá para a frente no caminho da liberdade pessoal, segurança, sabedoria e poder.

O movimento ao longo da espiral ascendente exige aprendizado, dedicação e ação em planos cada vez mais elevados. Estaremos enganando a nós mesmos se acharmos que apenas um deles basta. Para continuar progredindo, devemos continuar com o aprendizado, dedicação e ação cada vez mais.

Texto retirado do livro de Stephen Covey - Os Sete Hábito das Pessoas Altamente Eficazes - páginas 366/367

Nenhum comentário:

Postar um comentário