segunda-feira, 27 de abril de 2009

Tomar um Café Consigo Mesmo.



Nós seres humanos estamos acostumados à falar, falar, falar, procurar alguém para conversar e dispersamos muito do nosso tempo e energia em assuntos e coisas que nunca serão realizadas - falamos tanto que cansamos o suficiente para não fazer, não realizar.
Andamos com uma multidão dentro de nossa mente, são nossas contas, nossos lares, o trabalho, as obrigações - fora as neuroses mentais que estamos acostumados a carregar diariamente.
Tomamos todas as medidas possíveis para não estarmos sozinhos, chegamos em casa olhamos a secretária eletrônica, reparamos nosso celular com torpedos, mensagens em caixa postal, emails, messenger, skype - seja lá o que for - estamos sempre procurando alguma coisa para trocar, para falar e fugir da nossa conversa particular com nosso eu superior - que está dentro de nós - no interior .
Meu trabalho envolve muito isto: ouvir o que a pessoa tem a dizer, eu falar, e quanto mais escuto as pessoas, menos vontade eu tenho de conversar e falar - principalmente sobre assuntos não produtivos, não positivos.Eu aprecio muito a arte e inteligência do não dizer absolutamente nada. Apenas deixar fluir.
Conforme você começa a instrospectar -se profundamente - cada vez mais o silêncio ganha força - e começa a operar um milagre dentro de você e separar você da neurose da mente e do mundo.
A necessidade de falar que tanto nós seres humanos temos, essa vontade louca de sermos apreciados e não estarmos só, ( carência ) - vem do ato constante de abrir a boca e falar loucamente tudo o que vem da mente neurótica - quanto mais você instrospectar, silenciar e meditar terá menos a dizer as pessoas - e quando disser algo será algo que com certeza fará a diferença - será uma validação, algo vindo do amor incondicional.
As pessoas que estão passando por esse processo de não querer falar, de estarem consigo mesmo - tem sido atacadas pelos conjuges, familiares, colegas de trabalho - seja lá quem for - porque a carência e ego do outro não admite este tipo de silêncio e entende isso como uma atitude de menosprezo, de desafeto, deselegância e começam a promover uma verdadeira arruaça, vingança, chantagem e partem para briga envolvendo pessoas à volta do ser que está em silêncio. Ele quer pertubar, ele quer chamar atenção, ele quer provar que o barulho é mais forte e vencedor e começam à agir como verdadeiros loucos, deliquentes, sem noção de elegância, espaço e dignidade.
Buda, disse uma vez - ao atravessar um povoado que insistiam em insultá-lo; que podiam dizer tudo o que desejavam - que ao faltar algo - teriam oportunidade de complementar esse algo em seu retorno pela mesma vila-povoado.
Ainda disse: que o que tinham a falar era um assunto deles, não tinha nada haver com o interior dele, não tinha poder de perturbá-lo.
Quando você sentir um parente, amigo - silenciar - preste atenção e respeite. O silenciar é uma cura interior bastante forte e enobrecedora - lógico que terá mudanças com esse silenciar - aproveite você também para fazer esse exercício e sair fortalecido - quem grita : cansa e fica sem energia.
O silenciar, o tomar o café consigo mesmo - o título do post significa que estamos falando muito, falando o que não precisamos falar ou da forma que não deveríamos dizer as coisas - vamos resgatar nossa dignidade aprendendo a silenciar, observar, a buscar dentro de nós sabedoria, inteligência e dignidade.
O ser humano infelizmente no decorrer do tempo veio perdendo a noção dos seus limites territóriais e vem teimando em avançar no outro ser humano - tentando de toda forma desfocar, desestruturar, chantagear - unicamente porque não é capaz de ser responsável unicamente por sua vida e resolver suas pendências sejam fisicas, emocionais, espirituais e economicas sozinho.
Seja qual for o problema que você estiver passando, silencie-se profundamente e escute então seu eu superior, e tome as ações necessárias com persistência, suavidade e flexibilidade. A vitória virá.
Não permita que o outro tire o seu poder de silenciar, meditar, integrar-se e fundir-se profundamente em teu desenvolvimento humano e cósmico.
Outro fato, muito inteligente é você continuar com seu papel - cuidando do seu dia à dia como tem que ser - porque o falador ele busca motivos para tirar você do seu foco - então seja representavel em suas obrigações, com colocações suaves e posicionadas. Não faça do silêncio uma guerra, uma separação - faça do silêncio sua fonte inesgotável de sabedoria e comece à agir com clareza, sabendo quem é quem e fazendo suas escolhas dentro da estrutura que tem que ser.
Toda vez que sentir-se perdido, angustiado para por um tempo e tome longamente um café com teu eu interior - fitando sua vida no passado, vendo-a agora como é e como se tivesse encerrando-a hoje, nesse momento e fique em silêncio - porque você deste silêncio, do meditar tomará sim as ações de realizações diferentes - com sustentação.
Nossa integridade e progresso não é competição com os demais - são fatores próprios, dentro de nossa realidade e vontade - portanto o falar e escutar de mais o deus da opinião alheia, os debatentes não é a melhor opção - quando sua vida é única e você que pode e deve escreve-la.... nunca ouvi falar que um escritor tivesse concluído todo o trabalho do livro dele em meio um forduncio, geralmente os escritores que conheço buscam o silêncio, a calma, um lugar privado dentro de si para colocar suas idéias no papel e construir o livro ....
A frase que falar é de prata e o silêncio é de ouro daqui para frente será muito importante - a sociedade pede por pessoas mais iluminadas -então teremos ao nosso redor colegas de trabalho mais silenciados, parentes mais silenciados, seremos surpreendidos por decisões inesperadas no trabalho, no casamento seja lá que área de nossas vidas, porque o despertar que o ser humano vem tendo - tem feito ele silenciar - a ponto de não ter mais nada à dizer. Apenas fazer.
Percebo que o silenciar em muitos tem sido pelo revés da vida, a vida tem feito um tsunami em certas ocasiões e não deixado pedra, sobre pedra - então silenciados ficamos e buscamos um emergir novamente; recomeçar sem nada à dizer, o orgulho e o ego tem sido destruídos com tanta intensidade que não há o que dizer é apenas viver !!!
Da próxima vez que você pensar em enviar um email mau educado, falar atravessado para o outro, fazer chantagem, pense seriamente no papel ridiculo que está assumindo de falta de crescimento espiritual, falta de educação básica e principalmente está declarando que seu Ego está ferido - ou seja está ridiculo seu comportamento. Seu comportamento ofende primeiro à você!
Vamos todos os dias tomar esse café conosco, conversar com nosso eu silenciosamente - de forma suave - você já viu as pessoas irem num FransCafé da Vida para brigarem, agredir uma à outra ? Não as pessoas estão ali para conversar, acertar alguma coisa! Deixe de agredir-se, deixe a faquinha ferina de sua língua com motivos para apenas sorrir, gritar de alegria.
Tomar um café consigo mesmo significa compreender os motivos e não relutar - deixar fluir - apenas agir com o que pode no momento com suavidade, carinho, amor, amizade, alegria. È isto que falta a cada ser humano, deixar de lembrar da palavra punição, julgamento consigo e todos os demais.
Um grande abraço para você, desejo que você esteja tendo muitos momentos de tomar café consigo mesmo - que seu café venha sendo encrementado com muita alegria, disposição e acordos pacificos.
Texto: Milka Santos ( em revisão ortografica )

2 comentários:

  1. Boa noite!!

    Quando tua alma
    Parecer pequena,
    Mesmo quando achar
    Que amar não mais vale a pena,
    Abra teu coração!
    E quando a noite chegar
    E a solidão te alcançar,
    Ainda assim, eu peço,
    Abra teu coração!
    Vou te contar um segredo:
    Um coração
    Só abre por dentro
    E só o dono tem a chave!
    E se ele se fecha ou se abre
    Depende unicamente de ti.
    Abra!
    Tire as mágoas,
    Jogue fora as tristezas,
    Deixe somente doces lembranças
    E faça um lugarzinho
    Pra acolher as belezas
    Que a vida te reserva.
    Tenho certeza
    Que a ternura vai fluir.
    Teu coração renovado
    Será fonte de alegria,
    E será maravilhoso te ver sorrir.

    Letícia Thompson

    Deus abençoe sua semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Lindo Letícia,
    Obrigada por sua participação e visite nosso blog sempre inclusive com sugestões. bjs
    Milka Santos

    ResponderExcluir