quarta-feira, 1 de abril de 2009

Espiritualidade centrada na Alma - A prática da Contemplação- Parte I



Com um olhar silenciado pelo poder da harmonia, e pelo poder profundo da alegria, vemos a vida das coisas.
( William Wordsworth )
Perfil do tipo de alma centrada na alma:
Você acredita que o propósito de vida é alcançar união com o sagrado, e você prefere escutar Deus em vez de falar com Deus como sua forma principal de interação com o Divino. Para você, o mundo real é o mundo interior. Intuitivo, introspectivo e contemplativo são adjetivos utilizados para descrever essa forma de espiritualidade. Você se vê em uma jornada mística em direção ao sagrado, e valoriza as oportunidades que uma pausa na jornada lhe oferece para uma tranquila renovação do espírito. Isso pode acontecer em um retiro ou na meditação diária. Seu objetivo é esvaziar a mente das preocupações e cuidados com o mundo exterior e, simplesmente, estar na presença do sagrado "Eu Sou".
Sua Vida Interior:
A ênfase na vida interior é de suma importância para a espiritualidade. Geralmente, ela está associada com o misticismo, a experiência individual direta de uma realidade fundamental. O autor C.S.Lewis comparou essa experiência com o contraste entre fazer leitura de um mapa do litoral e sentir, efetivamente, respingos do oceano borrifarem o seu rosto à beira-mar. O misticismo, a experiência direta do sagrado, se refere à sensação do borrifo no rosto.
O misticismo pode oferecer a você essa experiência de ir além da dualidade, do pensamento, do afeto e da atividade. Consiste, simplesmente, em estar com Deus ( o que se tem chamado de "tomar um banho de Deus" ). Tipos de almas que são atraídos por essa forma de espiritualidade parecem vivenciá-la melhor quando eles se comprometem com a contemplação como uma prática espiritual. O que Jesus tinha em mente quando disse ao erudito para a amar a Deus "com toda sua alma" ? Acreditamos que ele estava se referindo à sua vida interior, e não às coisas externas da vida.
A vida pública de Jesus começou com seu batismo, e seu reconhecimento, por João Batista. João emergia recentemente de sua vida solitária no deserto e estava se autoproclamando "a voz daquele que clama no deserto", e preparando as pessoas para a vinda do Messias. Depois dessa experiência inicial, Jesus, como João Batista, se retirou para o deserto além do rio Jordão para contemplar o curso de sua vida e missão. Depois de passar quarenta dias sozinho com Deus e de lutar contra várias tentações, ele emergiu para começar o seu ministério de amor, paz e justiça.
O padrão é consistente
Vamos observar o mesmo padrão em três outros líderes cujas vidas se transformaram depois de um encontro com o sagrado. Para Moisés, o libertador, o encontro místico aconteceu depois de ele passou anos de vida nômade cuidando de suas ovelhas nas pastagens adjacentes à montanha sagrada na Península do Sinai, contemplando o silêncio, procuranto com tranquilidade e, finalmente, criando coragem para subir a montanha proibida, onde encontrou o sagrado.
Quando o profeta Maomé tinha quarenta anos, ele também se afastou da família, amigos e procurou Deus em contemplação tranquila numa caverna perto do sopé do Monte Hira. Durante sua "noite de poder e excelência", um anjo apareceu e disse a ele para proclamar a mensagem do Deus único.
Em nosso tempo, Nelson Mandela passou anos em Robbin Island como prisioneiro político do governo da Africa do Sul. Mandela passava a maior parte do seu dia em total e completo silêncio, separado do mundo, definhando em sua cela. Para muitos de nós, talvez para a maioria, essa punição teria sido enlouquecedora. Muitas vezes, aqueles que emergiam de um encarceramento semelhante ficaram fisica e emocionalmente marcados pelo resto da vida. Mandela, no entanto, deixou a prisão regenerado, com um espírito de justiça, verdade, paz e reconciliação, ele prosseguiu como líder de uma recém-emergente África do Sul democrática e multirracial.
Reconhecemos, na vida de cada um desses líderes espirituais, sejam eles antigos ou modernos o mesmo padrão:
Afastamento do mundo
Busca de Deus em contemplação silenciosa
Experiência do sagrado por meio da união com o divino
Retorno ao mundo para compartilhar da descoberta com outras pessoas
Se você é atraído pela espiritualidade da contemplação, você poderia seguir um padrão semelhante.
Elizabeth Janeway, autora de Elizabeth Jowett, escreve: "eu admiro pessoas que se ajustam à vida contemplativa... elas podem se acomodar dentro de si mesmas como o mel se acomoda no seu recipiente e apenas ser. É maravilhoso ter alguém assim por perto, você sente que pode contar com elas".
Continuação do assunto - Espiritualidade Centrada na Alma - A prática da Contemplação no próximo post. / Assunto retirado e fonte: do livro maravilhoso de Robert Norton e Richard Souther - Decifrando o Código da Alma - Encontre as respostas para sua vida no seu DNA Espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário