terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Vazio - Osho

Os montes mudam, as nuvens mudam, somente o céu permanece o mesmo - ele dura.
O mesmo se passa dentro de vocês: as coisas mudam à sua volta e as nuvens, os pensamentos, mudam dentro de você - mas o céu do si-mesmo testemunhante, permanece o mesmo. Esta é a pérola: o si-mesmo testemunhe. Ele é sem forma; assim, ele não pode mudar. Se há forma, como a mudança vai acontecer. Se não há nenhuma forma, como a mudança pode acontecer? Ele é sem forma, nirakar.

Se você vai para essa amorfia dentro de você, no ínicio ela parecerá vazia, porque você não conhece a amorfia, você somente conhece o vazio . Mas não tenha medo, não fique assustado, entre nela. Quando você se tornar familiarizado com ela, quando você se assentar nela, então, o vazio não é vazio: ele se torna amorfia. Quando essa amorfia é alcançada, você tem a pérola. Então, você comprou o um pelo preço de muitos.



Até agora, pelo preço de um você comprou os muitos. E o um é uma pérola, os muitos são simplesmente pedras falsas. Eles podem parecer valiosos, mas não são, porque não podem durar.

A durabilidade - nityata, a eternidade - é o critério da verdade. A verdade que dura, e dura infinitamente. O sonho é algo que começa e chega a um fim, aquilo que não dura para sempre. Assim, olhe para aquela pérola que ninguém pode tirar de você, nem mesmo a morte. Na morte, o corpo morrerá, na morte, os pensamentos desaparecerão - mas e você? Você continuará e continuará e para sempre.....


A morte acontece perto de você, mas nunca a você. Ela acontece na vizinhança, mas nunca no centro; ela acontece na circunferência. Você nunca morreu, você não pode morrer. As montanhas desaparecem, as nuvens se vão, mas o céu permanece o mesmo.

E você é o céu. A natureza do si-mesmo é exatamente como o espaço:  vazio, infinitamente vazio, amorfo. Tudo acontece dentro dele, nada acontece com ele. Eis o que Jesus queria dizer: Você também procura pelo tesouro que não desaponta, que dura, onde nehuma traça se aproxima para devorar e nenhum verme destrói.
Osho/ A Semente de Mostarda/Sétimo Discurso de Jesus Cristo - (em parte- no final)

Nenhum comentário:

Postar um comentário