domingo, 13 de dezembro de 2009

Osho - sobre o sentido da vida





O Homem moderno, a mente moderna, quer possuir tudo e não ser possuído por nada. O homem moderno quer ser o senhor de todas as coisas e você só pode ser senhor de coisas e não de acontecimentos.

Você pode ser senhor de uma casa, você pode ser senhor de uma invenção mecânica; você não pode ser o senhor de alguma coisa que esteja viva. A vida não pode ser dominada; você não pode possuí-la. Pelo contrário, você tem que ser possuído por ela. Somente então, há contato com ela.

O amor é vida e ele é maior do que você. Você não pode possuí-lo. Você só pode permitir-se ser possuído por ele; ele não pode ser controlado.

O segredo do amor e o segredo da oração e o segredo de qualquer coisa que pode torná-lo satisfeito, é a entrega - a capacidade de ser possuído.


Uma vez uma criança foi apanhada em uma flortesta. Os lobos a tinham criado... ela tinha 14 anos. Ela não podia nem mesmo ficar em pé nas duas pernas; ela corria de quatro. Não podia falar uma simples palavra - rugia como um lobo. Ela era de todas as maneiras um lobo, com 14 anos de idade. Os pesquisadores a apanharam deram-lhe o nome de RAM. A criança levou 6 meses para aprender o nome. Em 1 ano a criança morreu e os psicólogos que trabalharam com ela suspeitaram de que ela tenha morrido por causa de muito esforço no intelecto. O esforço, aquele treino para colocá-la sob os 2 pés, aquele treino de memória para fazê-la lembrar o nome, e o esforço para fazê-la um ser humano, a matou.


O problema com o amor existe, porque não acontece a entrega. A primeira razão para isto é intelecto, na razão. Assim, o homem torna-se desequilibrado. Sua cabeça cresceu e seu coração permaneceu absolutamente negligenciado. E o amor não é uma capacidade do intelecto. Ele tem um centro diferente; tem um foco, uma fonte diferente. Ele está no coração, está em seu sentimento; não é racionável. Mas toda educação moderna consiste em raciocínio; lógica, intelecto, mente. O coração não é nem mesmo considerado. Ele é negado, na verdade: ele é apenas uma ficção poética.

A existência tem que ter sentido, e a menos que o coração comece a funcionar novamente, o homem não será capaz de amar. E toda misérias da vida moderna é porque, a menos que ele ame, ele não pode sentir qualquer sentido na vida - então logo desejam se matar, acabar consigo mesmo, terminar, porque... qual à utilidade de existir? O amor é o sentido da vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário