segunda-feira, 1 de junho de 2009

Osho: Sobre Medo, Morte, Suicídio e Imortalidade


Osho...
Você vive no mundo do vale. Aí, tudo garante ma
tar imediatamente. Você vive no vale da morte - nada é mais garantido aí, somente a morte é garantida.


Você alguma vez observou o fato de que, na vida, tudo é incerto, exceto a morte? Deveria ser de outro modo, mas a única certeza que você tem é a garantia de morrer, eis tudo. Esse tanto pode ser dito no vale: você morrerá - esse tanto é certo. Tudo o mais é incerto e acidental - pode acontecer, pode não acontecer. Que espécie de vida é essa, onde somente a morte é garantida? Mas é assim mesmo, porque na escuridão, somente a morte pode existir; na inconsciência somente a morte pode existir. A inconsciência é o caminho em direção à morte.



Sempre que você quiser ficar inconsciente, você quer morrer. Um profundo ímpeto para morrer está em você; caso contrário, você começaria a se mover em direção às alturas. Freud, na última fase de sua vida, deparou com um fato muito profundo: ele chamou-o de "thanatos" - vontade dirigida para a morte. Durante toda sua vida, ele esteve pensando em torno da libido - uma teoria que diz que o homem existe como uma vontade de viver; mas, quanto maisi ele penetrou a vontade de viver, mais incerto ele se tornou. Quando mais ele começou a compreender a vontade de viver, mais verificou que, lá no fundo, existe uma vontade de morrer.

Isso foi muito dificil para Freud, porque ele era um pensador linear, unidimensional; e ele era um aristotélico, um lógico. Isso era muito contraditório, que, por trás da libido - a sede de viver, a vontade de viver - houvesse uma vontade de morrer, thanatos. Ele ficou muitíssimo perturbado. Mas é isso que o Buda tem dito sempre e é isso o que Jesus tem estado a dizer: que como você está, você é tão inútil, toda a sua vida é tão futil, apenas cheia de frustrações, que você gostaria de morrer.

Quando você usa algo para ficar insconsciente, a vontade de morrer está presente - porque a inconsciência é uma morte temporária. Você não pode viver sem dormir nem mesmo por alguns dias, porque o sono é uma espécie de morte temporária. Você precisa dela, você precisa dela profundamente. Se você não puder morrer todos os dias por 8 horas, você não será capaz de viver no dia seguinte - porque toda a sua vida é uma enorme confusão e ser não é bem aventurança; ao invés, não ser parece ser a bem aventurança. Se você se perder num movimento político, se você se torna um nazi e puder se perder numa multidão, você se sente bem, porque isso é uma morte - você não existe mais, só a multidão existe.

..................................................

O suicídio é um instinto profundamente enraizado. Assim que você sente algo errado, você sente que quer cometer suicídio, se destruir. Um homem religioso é aquele que se torna alerta de que uma profunda vontade de morte está oculta internamente. Por que ela está ali? Você tem de trazer mais luz para dentro de si, de modo que possa ficar sabendo em que canto a morte está escondida, e comendo-o continuamente. Não se trata de que, de repente, um dia, você morre.... você morre lentamente durante setenta anos. A morte não é um fenômeno que acontece no final - ela começa como o nascimento. Então, cada respiração e cada momento são simplesmente nada mais que uma continuidade do ato de morrer e morrer e morrer... Isso se completa em setenta anos, porque se trata de um processo muito lento.

Mas você tem estado, o tempo todo, morrendo e, lá no fundo, você está esperando que tudo acabe - quanto mais cedo, melhor. Você não cometeu suicídio, porque você é muito medroso, apavorado: o que acontecerá? Assim, você tolera a vida, não a desfruta como um presente de Deus. Você está simplesmente tolerando-a, você está simplesmente carregando-a de algum modo, esperando pelo momento em que possa saltar do trem....

.......................................................

No que você está trabalhando? Na saída.....


No que todos estão trabalhando? Na saída - fique alerto com isso!

Porque você não consegue desfrutar a vida que é um presente? Você não teve que ganhá-la. A existência deu-a a você - você pode chamar a existencia de Deus. A vida é simplesmente um presente, um puro presente: você não pode ser venturoso e grato e desfrutá-la com dança, alegria? Mas qual é o problema? É porque desfrutar a bem aventurança, é necessário uma consciência maior - para sofrer angústia não há nenhuma necessidade de estar consciente. Para sofrer angústia é necessário escuridão, menos consciência - a noite é necessária, não o dia.
.....................................................................

Por que a consciência o fortalece? Porque, quanto mais consciente você se torna, mais você sabe que não pode morrer, que não há morte. A morte existe somente no vale escuro. E, se você está fortificado contra a morte, você está fortalecido. Quanto mais consciente você é, mais você sabe que você é eterno, o divino. Exatamente agora, você não sabe quem você é. Esse é o vale da ignorância e aí somente a morte acontece, nada mais. E você vive tremendo, tremendo de medo. Se olhar lá dentro, você descobrirá somente medo e nada mais, porque à sua volta, há somente morte, nada mais. Assim, isso é natural; com a morte à sua volta, o medo interno é uma contrapartida.

Se você se mover para as alturas, o amor estará dentro de você e a eternidade volta. Não haverá medo - não pode haver, porque você não pode ser destruído, você é indestrutível. Não há nenhuma possibilidade de morte, você é imortal..

Osho - em A Semente de Mostarda - Décimo Primeiro Discurso de Jesus:

Jesus disse:

Uma cidade construída no alto de uma montanha e fortificada, não pode ruir nem jamais ser escondida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário