quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Aceitação-Osho



Consolo é uma coisa falsa, é um brinquedo que jogamos, é apenas um passatempo, e passatempos são um desperdiçar de tempo.

Nada é perfeito aqui na terra... exceto o testemunhar. O feio não é absoluto, o bem, o belo não é absoluto, a felicidade não é absoluta, a infelicidade não é absoluta - apenas o testemunhar é absoluto. E quando você testemunhar, você não se sente nem bonita, nem horrível, nem feliz ou infeliz; você simplesmente se sente uma testemunha.

Você quer que tudo esteja perfeitamente bem, você não quer ser uma testemunha. Você quer ter experiências prazerosas; é por isso que você está constantemente buscando por consolo.


Na realidade, as pessoas querem ser consoladas vindo à um mestre, e não para serem ajudadas, querem apenas receber tapinhas nas costas. Nós precisamos na verdade é de transformação. Tapinhas nas costas criam apenas dependência em relação à qualquer outra pessoa, coisa ou situação.

Você tem que ser independente, você tem que ser você mesmo, você tem que seguir seu caminho!

Nunca é tarde demais, você pode voltar a qualquer momento para si, para seu caminho. E quando for realmente tarde demais, então você não fará pergunta. Você saberá que não existe possibilidade de retorno. Isso será uma certeza para você, isso será o seu próprio saber; você não precisará de ninguém para certificar-se disso.

O simples fato de você necessitar de uma certificação mostra que você ainda não alcançou o ponto em que não existe mais retorno possível. Ou seja você está vacilando!


A proteção não é método de ser um sannyasin. Ser um sannyasin significa que você está pronto para viver a vida sem seguranças. Está é a maior coragem de todas, e com esta grande coragem, uma grande aventurança torna-se possível. E daí em diante você torna-se cada vez mais abençoado.

Apenas ao testemunhar, deixar as coisas como elas são... e tornando-se um observador... você está à salvo. Somente no testemunhar você deixa de vacilar, apenas no testemunhar, no não condenar, no aceitar você chega ao centro do seu ser.... lá onde a morte não existe, onde apenas a vida abundante existe.
Osho em A Visão Tantrica - Discursos sobre as Canções de Saraba - editora madras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário