domingo, 8 de fevereiro de 2009

Kundalini, o despertar e reconstrução do Eu - Desapego: Parte II


Os chacras e Suas Propriedades:

1) Raiz: ponto entre anús e os genitais -
Cor: Vermelho - Som: Trovão


2) Sacral: final do cócix
Cor: Laranja - Som: Marulho ou Leão.


3) Umbilical: Plexo Solar
Cor: Amarelo - Som: Tocar de sinos ou água corrente

4) Coração: Centro do Peito
Cor: Verde - Som: Zumbido de abelhas
5) Garganta: Na altura do pomo de adão
Cor: Azul Claro - Som: Uma nota de flauta
6) Sobrancelha: Ponto entre as sobrancelhas
Cor: Azul Escuro - Som: Som de milhares de violinos
7) Coroa: Topo centra da Cabeça
Cor: Violeta - Som: Música de instrumentos de madeira

Continuação do Post: Kundalini: O Despertar e Reconstrução do Eu - Desapego Parte I
A abertura do centro da coroa ocorre em flashes. É o momento em que o corpo se abre para que a alma se funda com o absoluto. A maioria dos praticantes decide continuar a viver até que seu tempo na Terra termine. Eles querem transmitir o conhecimento que obtiveram com outras pessoas. Eles querem transmitir o conhecimento que obtiveram com outras pessoas. Isso pode ter dois motivos: ou eles amam a todos incondicionalmente e desejam ajudá-los a encontrar a libertação, ou não desejam deixar nenhuma razão para voltar à Terra em encarnações futuras. Geralmente yogues nesse estágio mantêm algum interesse terreno vivo para que os laços não sejam completamente cortados.


Como exemplo, Ramakrishna Paramahansa costumava comer alimentos deliciosos todos os dias. Quando lhe perguntaram o motivo para isso, ele disse: Você fez esta pergunta muito cedo. Gostaria de permanecer com vocês por mais tempo. Dizem que, três ou quatro dias mais tarde, ele se transferiu para sua morada celestial. Os yogues continuam a viver o mesmo tipo de vida, com interesses similares aos dos demais, mas são completamente modificados internamente, o que as outras pessoas não podem ver. Às vezes, as pessoas julgam os yogues por seu estilo de vida externo e os entendem de maneira errada por não poder ver a transformação que ocorre internamente. O Senhor Jesus dizia constantemente: Eu e o Pai Somos Um, mas ninguém o entendia.
O grande sábio Shankaracharya observou dois sinais importantes de uma pessoa libertada:
"Aquele que é libertado do corpo, e é perfeito, sobrevive em alegria como um homem terreno cheio de desejos, criados por carmas ( tarefas ) passados. Porém vive silenciosamente, como espectador, livre de desejos e mudanças, como o centro de uma roda.
O desejo de voltar ao passado, a ausência de especulação sobre o futuro e a indiferença ( com relação ao presente ) são as características de um jivanmukta ( pessoa libertada )".
Uma pessoa libertada continua vivendo o mesmo estilo de vida de antes da realização, mas não está mais ligada ao carma. Isso pode ser compreendido como o exemplo da bicicleta. Para manter a bicicleta andando, é preciso pedar constantemente. Porém, quando se pára de pedalar, a bicicleta não pára. Ela continua andando como se ainda estivessemos pedalando. O desejo de um yogue deixa de existir no ponto de libertação, ainda que sua aparência de viver uma vida normal permaneça a mesma. A diferença é que não se empenha mais pela satisfação material e experimenta a vida sem apegos - como testemunha, e não como participante. Outros podem criticar os yogues por isso, mas o fato é que eles são transformados internamente e a ocorrência ou nã de uma determinada experiência não é importante. Eles podem comer, fazer amor, jogar como antes, entretanto, não sentem falta dessas coisas. Existem paz, tranquilidade e contentamento em todas as circunstâncias. Assim como uma bicicleta pára lentamente depois que se deixa de pedalar, as atividades terrenas cessam, gradualmente, na vida dos yogues. No entanto, os yogues podem manter algum interesse vivo para não aniquilar seus corpos fisicos. O estado de felicidade ou alegria permanente está tão enraizado que eles não precisam saber sobre o passado e futuro, nem precisam se manter ligados ao presente.
Texto retirado do Livro: Kundalini - O Livro da Vida e da Morte - Caminhos de Entrada para A Consciência Interior - Jytte Kumar Larsen / Ravindra Kumar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário