segunda-feira, 9 de abril de 2012

Osho Sobre Depressão & Loucura.... tema bem atual nos dias de hoje ....

Osho: Nos últimos dez ou doze anos, no Japão, uma pequena técnica psicoterapêutica tem sido usada. A psicanálise e a psiquiatria ocidentais tem estado estudando-a. É uma terapia ZEN e ela é maravilhosa. Se alguém fica neurótico ou psicótico, esse homem ou mulher é simplesmente colocado em um quarto solitário e lhe é dito: "Permameça consigo mesmo, o que quer que você seja. Neurótico? Tudo bem! Então seja neurótico, e viva com isso". E os médicos não interferem. A comida é fornecida, as necessidades são satisfeitas, a atenção será dada, mas não existe interferência. O paciente tem de viver consigo mesmo e dentro de dez dias ele começa a mudar. A psicanálise ocidental trabalha durante anos e, basicamente, nada muda.



O que acontece a esse paciente ZEN? Não há nenhuma interferência de fora. Há apenas a ACEITAÇÃO DO FATO. "Tudo bem, você é neurótico. Nada pode ser feito". O ZEN diz que uma árvore é pequena e outra árvore é muito grande, e está tudo bem; uma é pequena, outra é grande e nada pode ser feito. Uma vez que VOCÊ ACEITE A COISA, você já a está transcendendo.


Um dos psiquiatras mais originais da Inglaterra, R.D.Laing, propôs agora que se nós pudermos deixar um louco por si mesmo, apenas lhe dando uma atenção amorosa, satisfazendo suas necessidades e não interferindo com ele, ele atravessará sua loucura dentro de três ou quatro semanas. Sua proposta é de que nenhuma loucura pode durar mais do que dez dias, se ela não sofrer interferência. Se você interfere, então, você prolonga o processo.


O que acontece quando você não está interferindo em nada? Você se sente sozinho. Então, sinta-se sozinho: é como você está. Mas quando você se sente sozinho, você começa a fazer alguma coisa e, você fica dividido. Então uma parte sua se sente sozinha e a outra parte tenta mudar o fato. Isso é absurdo. É como puxar a si mesmo pelas suas pernas ou pelos cordões dos sapatos - puxando-se em direção ao céu. Absurdo! Você está sozinho. Assim, o que você pode fazer? Não há ninguém mais para fazer alguma coisa. Você está sozinho; assim fique sozinho. Esse é seu destino; isso é como você está. O que acontecerá se você aceitar o fato? Se você aceitá-lo, seu estado fragmentado desaparecerá, você se tornará um, você será total - não dividido.


Se você está deprimido, então fique deprimido; não faça nada. E o que você pode fazer? Tudo o que você fizer será feito a partir da depressão, assim isso criará mais confusão. Você pode rezar a Deus, mas rezará tão depressivamente, que até mesmo Deus tornará deprimido através da sua reza. Não cometa essa violência. Sua reza será depressiva.


Você pode meditar, mas o que você fará? A depressão estará presente. Como você está deprimido, tudo o que você fizer será seguido pela depressão. Mais confusão será criada, porque você não poderá ter sucesso. E, quando você não pode ter sucesso, você se sente mais deprimido e isso pode continuar ad infinitum. É melhor permanecer com a primeira depressão do que criar um segundo círculo e depois um terceiro círculo... Permaneça com o primeiro; o original é belo. Você está deprimido - é como a existência está acontecendo para você neste momento.


Você está deprimido, assim permaneça com esse fato. Espere e olhe. Você não pode ficar deprimido por muito tempo, porque neste mundo nada é permanente. Este mundo é um fluxo. Este mundo não pode mudar a sua lei básica para você de forma que você permaneça deprimido para sempre. Nada está aqui para sempre; todas as coisas estão se movendo e mudando. A existência é um rio; ela não pode parar para você, apenas para você, de forma  que você permaneça deprimido para sempre. Ela está se movendo, ela já se moveu. Se você olha para sua depressão, você sentirá que nem a sua depressão é a mesma no dia seguinte; ela é diferente, ela está mudando. Apenas olhe, permaneça com ela e não faça nada. É assim que a transformação acontece através do nada. Isso é o que se quer dizer "esforço sem esforço".


Sinta a depressão, saboreie-a profundamente, viva-a. Ela é seu destino. Então, de repente você sentirá que ela desapareceu, porque o homem que pode aceitar inclusive a depressão não pode ficar deprimido. Um homem, uma mente, que pode aceitar até mesmo a depressão não pode ficar deprimido. A depressão precisa de uma mente que não aceita. "Isto não é bom", "aquilo não é bom"; " isto não deveria existir"; "aquilo não deveria existir", " isto não deveria ser assim". Tudo é negado, rejeitado - não aceito. O não é básico. Até mesmo a felicidade será rejeitada por tal mente.  Uma mente desse tipo encontrará alguma coisa para rejeitar na felicidade também.Osho O Livro dos Segredos A Ciencia da Meditação vol. 3

Um comentário:

  1. Acredito que esse caminho é o melhor para a cura.Veja meditação vipassana. O princípio é o mesmo.

    ResponderExcluir